Alexandre Soares está de volta ao comando da Seleção Brasileira de Beach Soccer
28/10/2014

Alexandre Soares está de volta ao comando da Seleção Brasileira de Beach Soccer

Rio de Janeiro, 28 de outubro de 2014 – O técnico Alexandre Soares está de volta ao comando da Seleção Brasileira de Beach Soccer. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), responsável pela equipe. Soares substitui o técnico Júnior Negão.

Soares assumiu pela primeira vez a Seleção Brasileira de 2005 a 2011. Entre seus principais títulos à frente da equipe estão o tetracampeonato da Copa do Mundo FIFA (2009, 2008, 2007 e 2006), o tetracampeonato da Copa América (2009, 07, 06 e 05), o pentacampeonato do Mundialito em Portugal (2011, 10, 07, 06 e 05) e o pentacampeonato das Eliminatórias CONMEBOL (2011,09, 08, 07 e 06).

Em sua trajetória de sucesso no comando da Seleção Brasileira, Soares também contabiliza 145 vitórias em 150 jogos, sendo 75 delas consecutivas. Na Copa do Mundo da FIFA foram 29 vitórias em 30 jogos. Ao todo, disputou 36 torneios e chegou a todas as finais.

“Estou muito feliz e orgulhoso de estar de volta à Seleção Brasileira de Beach Soccer e, sei perfeitamente, o quão difícil será essa nova fase, pois devemos voltar a implantar um trabalho coletivo, onde ninguém, absolutamente ninguém, se sinta superior ao grupo. Só com um pensamento de equipe e, conhecendo perfeitamente a evolução das outras seleções, é que iremos voltar a ganhar títulos e principalmente jogar uma final de Copa do Mundo”, destacou Soares.

Durante o período que esteve fora da seleção, Soares foi técnico do Corinthians, que conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro de Clubes de Beach Soccer. Foi a Trinidad e Tobago ajudar no desenvolvimento de Beach Soccer naquele país, através de períodos de treinamento para a seleção nacional e clínicas para crianças e jovens; e à Costa Rica, como instrutor FIFA, convidado pela CONCACAF, para fazer parte do grupo de instrutores para potencializar o esporte. Também foi treinador do Catania BS na Liga Italiana de Beach Soccer.

Soares já traça metas para esta próxima fase na seleção: “Esse reinício será muito parecido a 2005, após a nossa seleção terminar em terceiro lugar a primeira Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer, já que teremos novos jogadores convocados, mas também mantendo alguns jogadores que eu já conheço e sei perfeitamente o que podem render, e com isso formar um grupo vencedor, assim como foi a minha primeira fase a frente da seleção.”

Seu primeiro desafio à frente da Seleção Brasileira será a Copa Intercontinental em Dubai, de 4 a 8 de novembro. Soares fará a convocação nos próximos dias.

“Espero poder ajudar a seleção outra vez no seu desenvolvimento e crescimento, podendo assim voltar a jogar as grandes finais das principais competições da modalidade. Fiquei muito triste e preocupado em ver que a nossa seleção não conseguiu sequer participar da final da última Eliminatória Conmebol ou até mesmo terminar em quinto lugar a última edição da Copa Dubai. Então o que desejo é que todos os jogadores entendam a nossa linha de trabalho que tem como base a coletividade, respeito ao nosso grupo e aos adversários e entrega total ao trabalho”, finalizou.

A CBF agradece ao técnico Júnior Negão pelos serviços prestados à Seleção Brasileira, de 2011 a 2014.