Brasileiros buscam primeira vitória no ATP Challenger Tour Finals nesta quinta
19/11/2014

Brasileiros buscam primeira vitória no ATP Challenger Tour Finals nesta quinta

São Paulo, 19 de novembro de 2014 – Os brasileiros João Souza e Guilherme Clezar se enfrentam, nesta quinta-feira, em busca da primeira vitória no ATP Challenger Tour Finals, a Final Mundial do Circuito Challenger de Tênis de 2014, que está sendo realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Os dois estrearam com derrota, nesta quarta-feira, pelo Grupo B da competição.

No primeiro jogo da rodada desta quarta, o argentino Máximo González derrotou com autoridade o dominicano Victor Estrella Burgos por 2 sets a 0, parciais de 6/3 6/4, em 1h16min, válido pelo Grupo A.

"Joguei muito bem, foi uma partida difícil. Comecei com muita confiança, sabendo o que tinha que fazer. Se eu diminuísse um pouco a intensidade, iria me complicar. Muito feliz por ter conseguido me manter sólido durante todo o jogo", avaliou o argentino.

González, que ocupa a 105ª posição, comentou a importância da competição para somar pontos e retornar ao grupo dos 100 melhores do ranking.

"É um torneio muito bonito, muito bom. É um dos Challengers mais importantes, que distribui muitos pontos. A cada partida que ganho aqui, a cada ponto que consigo, é muito importante, me ajuda bastante para subir e voltar ao top 100", afirmou.

O italiano Simone Bolelli também triunfou na primeira rodada do ATP Challenger Tour Finals. O cabeça de chave 1 da competição passou pelo austríaco Andreas Haider-Maurer por duplo 6/4.

A partida foi válida pelo Grupo A da competição. Bolelli é o atual número 60 do ranking mundial e foi indicado este ano pela ATP ao Prêmio de Melhor Retorno do ano, após se recuperar de uma cirurgia no punho em 2013.

"Fiz uma ótima partida, saquei muito bem e isso me deixa confortável com o meu jogo. Fui bastante agressivo com o meu forehand. Gosto da quadra e das condições daqui", comentou Bolelli. "Tive um 0-40 no meu saque só uma vez, ganhei a maioria dos meus games de saque com tranquilidade", ressaltou o italiano.

Já o argentino Diego Schwartzman, cabeça de chave 2, venceu o brasileiro Guilherme Clezar, pelo placar de 6/3 6/2. A vitória foi válida pelo Grupo B. Número 77 do ranking, Schartzman esteve atrás no placar no set inicial, mas contou com os erros não forçados do adversário para tomar a liderança no duelo.

“Eu estava treinando muito bem, e consegui jogar muito bem. O primeiro set foi bem difícil, mas consegui ganhar de 6/3. Já no segundo set, ele jogou em um nível pior, e eu consegui aproveitar para ganhar mais fácil”, avaliou o atleta de 22 anos.

“O torneio está muito bom. As condições da quadra estão muito boas, não está muito rápida, o que me agrada. Tem sido bom participar deste torneio. Espero ganhar amanhã e praticamente me classificar para as semifinais”, afirmou o tenista mais baixo entre os 100 melhores do ranking, com apenas 1,70m.

Fechando a programação, o esloveno Blaz Rola, quarto favorito, derrotou o paulista João Souza, por 6/3 6/4. O jogo foi válido pelo Grupo B da competição.

“É duro jogar contra um brasileiro no Brasil. Sabia que não seria fácil. Nós dois começamos um pouco lentos, nervosos. Ele teve alguns break-points no começo do primeiro set que não conseguiu converter. Acho que isso foi crucial. Eu fiquei no jogo. Depois que ele perdeu o set, isso ficou na mente dele”, avaliou Rola.

Finalista de um Challenger em São Paulo neste ano, Rola não se surpreendeu com as condições que encontrou no torneio: “A cidade tem altitude e já joguei duas vezes aqui, sabia que seria rápido. Os pontos não são muito longos e os jogadores contam com seus serviços”.

Feijão confirmou que o começo da partida foi fundamental. "Perdi muitas chances no primeiro set. Se tivesse aprovietado, talvez teria sido diferente. Foram um ou dois pontos que poderiam ter feito a diferença. Mas ele jogou super bem também. Ninguém está aqui por acaso, todos têm plenas condições de ganhar. Ele teve os méritos dele e amanhã tenho que estar com a cabeça boa. Tenho que limpar o que aconteceu hoje", comentou o paulista.

Serviço:

ATP Challenger Tour Finals

Data - 19 a 23 de novembro

Local - Esporte Clube Pinheiros

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.484

Entrada gratuita

Programação desta quinta-feira, 20/11:

12h

Victor Estrella Burgos (DOM) vs. Andreas Haider-Maurer (AUT) (Sportv/BandSports)

A seguir

Simone Bolelli (ITA) vs. Máximo González (ARG) (Sportv/BandSports)


João Souza (BRA) vs. Guilherme Clezar (BRA) (Sportv/BandSports)

Diego Schwartzman (ARG) vs, Blaz Rola (SLO) (BandSports)

O ATP Challenger Tour Finals, a Final Mundial do Circuito Challenger de Tênis 2014, é uma realização da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da Federação Paulista de Tênis. Cidade Sede - Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude. Patrocínio - Estácio, Comgás, Shopping SP Market, Qualicorp, Tenys Pé Baruel, Correios e Governo Federal. Marca Esportiva e Bola Oficial - Wilson. Transportadora Oficial - Azul. Hotel Oficial - Renaissance São Paulo Hotel. Assistência Médica Oficial - Unimed Paulistana. Restaurante Oficial - Rubaiyat. Apoio - Esporte Clube Pinheiros, Gatorade, Artefacto, By Kamy e Confederação Brasileira de Tênis. Parceiros de Mídia - Bandsports, Sportv, IstoÉ, Rádio 89fm. Promotora - Koch Tavares.

Para mais informações acesse www.challengerfinals.com.br e ATP Challenger Tour Finals (Facebook) @atpchfinals