Bruno Xavier decide na prorrogação e Brasil conquista título inédito da Copa Intercontinental
08/11/2014

Bruno Xavier decide na prorrogação e Brasil conquista título inédito da Copa Intercontinental

Dubai (Emirados Árabes), 8 de novembro de 2014 – Melhor, impossível. A Seleção Brasileira de Beach Soccer conquistou neste sábado um feito inédito. Conseguiu pela primeira vez derrubar seu principal adversário em uma final, a Rússia, atual campeã do mundo e bicampeã da Copa Intercontinental. Não foi nada fácil, mas o Brasil venceu na prorrogação, após um gol de Bruno Xavier, eleito na sexta-feira o Melhor Jogador da temporada, e faturou o título da Copa Intercontinental.

A conquista da Copa Intercontinental também marca a volta do técnico Alexandre Soares à nova fase da Seleção Brasileira. O treinador, que estava fora da equipe desde 2011, reassumiu a equipe cinco dias antes de embarcar para os Emirados Árabes e conseguiu resgatar o espírito de grupo da equipe para conquistar o tão sonhado título. O Brasil havia sido vice-campeão em 2011 e 2012 (perdendo para a Rússia) e no ano passado terminou em quinto lugar.

“Estou muito feliz, depois de três anos fora da Seleção Brasileira ter retornado e ter feito um grupo  que soube assimilar perfeitamente o jogar, pensar e agir em equipe, o comprometimento de um com o outro, o espírito de dedicação, de luta e de entrega pelo sistema que nós implementamos. E o resultado veio por meio da coletividade, que é o que a gente está querendo daqui pra frente. Através da coletividade também conquistamos todos os prêmios individuais da competição, além do título que é o principal. Foi um trabalho fantástico! Em poucos dias de trabalho, todos se conscientizaram de como deveríamos trabalhar e jogar. Agora é buscar uma nova estrutura de trabalho, valorização de todos para que a gente consiga essa quinta estrela que estamos correndo atrás”, destacou Alexandre Soares.

E não foi só isso. O experiente goleiro Mão foi eleito Melhor Jogador e Melhor Goleiro da competição. Bruno Xavier foi um dos artilheiros da Copa.

“Independente de ter sido escolhido o Melhor Goleiro e Melhor Jogador, algo inédito no Beach Soccer mundial, agradeço a Deus por essa oportunidade que ele me abençoou individualmente e coletivamente. Só tenho a agradecer. Vamos agora pensar no futuro, precisamos melhorar, precisamos de estrutura, que as coisas voltem a ser como antes e creio que isso já está acontecendo. Só a volta do Alexandre Soares já foi um passo importante para a revolução do Beach Soccer e para melhorar o esporte. Estamos muito felizes com ele (Soares), com a comissão técnica e com o coronel (Cel. Luiz Flaviano Furtado – coordenador de Beach Soccer nomeado pela CBF), agora é comemorar, descansar e pensar pra frente”,  afirmou Mão.

A partida deste sábado foi bastante equilibrada. O Brasil, como já era esperado, encontrou uma Rússia taticamente organizada e rápida nos contra-ataques, mas soube se superar nos momentos importantes do jogo.

A vitória brasileira só foi consolidada no último minuto da prorrogação, com um gol de Bruno Xavier, após o empate por 2 a 2 no tempo regulamentar. Fred e Rodrigo marcaram para o Brasil, enquanto Romanov e Perimitin descontaram para os russos.

“Foi uma bela conquista, pelo jeito que foi o jogo e o que mais comoveu o grupo foi a sensibilidade do Brasil nos dando força, todos nos mandando mensagem, coisa fora do normal do que estamos acostumados. O grupo se entregou, toda a comissão técnica, apesar das dificuldades que o nosso Beach Soccer está passando, sabemos que vai melhorar. Sabíamos da responsabilidade de conquistar esse título e da importância dele. Gostaria de agradecer a todos que estão juntos nessa nova fase do Beach Soccer. Estão todos de parabéns, o Mão hoje foi muito exigido e mostrou o seu valor, como todos os jogadores”, avaliou Bruno Xavier.

Betinho, um dos jogadores com mais títulos no Beach Soccer, comemorou o título inédito da Copa Intercontinental. “Junto com os meus companheiros consegui conquistar um título que eu ainda não tinha no meu currículo, me consagrando como um dos maiores vencedores do esporte. Gostaria de agradecer a todos os meus companheiros, amigos e familiares por esse feito”, contou ele que, entre as várias conquistas, é heptacampeão brasileiro, tetracampeão da Copa do Mundo, campeão mundial de clubes, campeão carioca, bicampeã capixaba, campeão sul-americano, campeão russo, campeão da Champions League, campeão das Eliminatórias da Copa do Mundo, Copa do Brasil.

O Cel. Luiz Flaviano Furtado, coordenador de Beach Soccer nomeado pela CBF, que também integra a delegação em Dubai, destaca: “A Seleção Brasileira de Beach Soccer está de parabéns pelo profissionalismo e comprometimento demonstrados aqui em Dubai.”

Resultados finais:

7o. lugar – Japão 6 x 1 Estados Unidos

5o. lugar – Emirados Árabes 2 x 4 Marrocos

3o. lugar – Irã 0 x 3 Portugal

Final – Rússia 2 x 3 Brasil

Classificação:

1o. Brasil

2o. Rússia

3o. Portugal

4o. Irã

Prêmios individuais

Melhor Goleiro – Mão (Brasil)

Artilheiros – Shishin (Rússia), Goto (Japão) e Bruno Xavier (Brasil)

Melhor Jogador – Mão (Brasil)

A Seleção Brasileira tem o patrocínio de Itaú, Chevrolet e Nike.

Siga-nos no Twitter (@BeachSoccerBR) e no Facebook (Beach Soccer Brasil).