Brasil leva susto, mostra força e goleia o Chile na estreia da Copa Sul-Americana de Beach Soccer
01/02/2015

Brasil leva susto, mostra força e goleia o Chile na estreia da Copa Sul-Americana de Beach Soccer

Recife (PE), 1 de fevereiro de 2015 - Depois do susto, o alívio. O Brasil estreou com vitória sobre o Chile por 7 a 4 (gols de Fernando DDI (2), Datinha, Bruno Xavier, Daniel, Sidney e Rodrigo, para os brasileiros, Echeverria (2), Flores e Bolívar, para os chilenos), na manhã deste domingo, dia 1º de fevereiro, na abertura da Copa Sul-Americana de Beach Soccer, na arena montada na Praia do Pina, em Recife (PE). A Seleção Brasileira chegou a estar perdendo por 3 a 0 no fim do primeiro período, mas se recuperou e, diante de mais de 2.500 torcedores, virou e goleou os visitantes. O Brasil volta a jogar na próxima terça-feira, dia 3, enfrentando a Bolívia a partir das 15h30min (16h30min no horário de Brasília). O campeonato é preparatório para a Copa do Mundo FIFA Portugal 2015, que será disputada de 9 a 19 de julho, nas areias de Espinho. O campeão em Recife será cabeça-de-chave 1 no sorteio das Eliminatórias, que acontecem de 12 a 19 de abril, em Manta, no Equador. O campeonato prossegue nesta segunda-feira, dia 2, com mais duas partidas: Uruguai x Bolívia (às 14h15min / 15h15min no horário de Brasília) e Argentina x Paraguai (15h30min / 16h30min no horário de Brasília). A vitória foi ainda mais especial para o pernambucano Fernando DDI, que jogou diante de familiares, amigos e conterrâneos.

- Para mim foi muito especial, não só para mim, mas para o Rafael, goleiro, e o Felipe, fisioterapeuta. Nossas famílias e amigos estavam aqui hoje. Falei para todos que, aqui em Recife, a torcida vem só para nos apoiar, torce o tempo todo e é bom poder retribuir esse carinho com uma vitória - comentou o defensor, que marcou duas vezes na goleada brasileira.

- Não é a primeira vez, Isso está acontecendo sempre. Começamos bem os jogos, abrimos três, quatro gols, jogando fácil, mas aí o time começa a dar espaços. O Chile mudou seu estilo de jogo nos últimos anos e vem mostrando que tem um grupo, apesar de jovem, de muita qualidade. Temos que melhorar bastante nesse ponto, conseguir manter o controle do jogo para vencer - afirmou o camisa 1, Echeverria, visivelmente chateado com o resultado.

Havia quatro anos que Brasil e Chile não se encontravam nas areias (a última foi em Copacabana, nas Eliminatórias 2011, com vitória brasileira por 10 a 4). Na área VIP, Wagner, ex-goleiro bicampeão mundial com o Brasil (2008/2007), era um dos convidados ilustres. Fernando DDI, logo aos cincos segundos, bateu forte para testar Echeverria. Era apenas a primeira das muitas excelentes defesas do camisa 1 chileno durante toda a partida. A resposta veio com Estay, de bicicleta, obrigando Mão a se esticar todo para evitar. O Brasil dominava, arriscava chutes de longe, Bruno Xavier cobrou falta, Echeverria espalmou e a bola ainda bateu na trave. A estratégia do Chile era simples: marcar forte buscando saídas em velocidade. Deu certo. No contra-ataque rápido, Alberto Echeverria, irmão do goleiro, tocou na saída de Mão: 1 a 0, aos 4’11”. A Seleção Brasileira tocava bola, tentava abrir espaço, mas esbarrava na forte retranca dos rivais. Anderson tentou de bicicleta, mas parou nas luvas de Echeverria. O outro Echeverria, o camisa 3, apareceu de novo para marcar: 2 a 0, aos 7’59”. E o Chile ainda aumentou com Bolívar: 3 a 0, aos 8’46”, placar do primeiro tempo.

Veio e o segundo tempo e o Brasil não tinha outra coisa a fazer senão atacar, fazer gols. E fez. Depois de bela triangulação no ataque, Datinha recebeu, levantou a bola e acertou uma bela bicicleta, sem chances para Echeverria: 3 a 1, aos 1’17”. Com o gol, o maranhense se igualou a Zico na lista de maiores artilheiros do Brasil com 41 gols. O gol acordou a torcida, que passou a empurrar a equipe, mas Bolívar esfriou a reação em cobrança de falta perfeita, no ângulo, sem chances para Mão: 4 a 1, aos 2’04”. A resposta veio em seguida. Bruno Xavier recebeu de Datinha e bateu cruzado: 4 a 2, aos 2’36”, seu 99º gol com a camisa amarelinha. O Brasil passou a pressionar, tentava sufocar o Chile, que já mostrava sentir o desgaste com o forte calor de mais de 40º C da capital pernambucana. Echeverria estava inspirado, seguia se desdobrava debaixo das traves, até que DDI fez mais um, chutando para o gol vazio após Datinha driblar o goleiro chileno: 4 a 3, aos 10’40” da segunda etapa.

Era tudo ou nada no último período para os brasileiros. Disputas mais ríspidas, jogo nervoso, os ânimos estavam mais exaltados na última etapa e o jogo ficou aberto. O Chile quase ampliou com Flores, em cabeçada à queima-roupa que Mão espalmou. O Brasil tocava a bola, não estava fácil escapar da boa marcação chilena e foi numa jogada individual que o jovem Rodrigo driblou Argote e bateu, no canto, para empatar e fazer explodir a arena: 4 a 4, aos 3’34”. O empate aumentou a temperatura em quadra. Bruno Xavier e Alberto Echeverria se estranharam, a rivalidade estava à flor da pele. Aos 6’, Xavier e Datinha tabelaram pelo alto, em jogada de categoria, mas o chute de Bruno saiu por cima. A virada veio aos 7’25”, depois que Sidney achou DDI entrando em velocidade, o camisa 2 dominou e bateu sem chances: 5 a 4. Datinha fez linda jogada individual e rolou para Sidney, quase dentro do gol, só empurrar: 6 a 4, aos 8’56”. Embalado pelo ‘olé’ das arquibancadas, o Brasil ainda fez mais um com Daniel, em chute de longe: 7 a 4, a 38 segundos do apito final.

- A ansiedade nos atrapalhou um pouco no começo. O gol não saiu, o Chile veio fechado, aproveitou as oportunidades, mas somos uma equipe concentrada, madura e unida, sabíamos que, com calma, poderíamos virar o placar. Buscamos o resultado, gol a gol, com paciência, e conseguimos retomar o controle da partida - falou Bruno Xavier, que chegou a 99 gols com a camisa amarelinha.

TABELA - COPA SUL-AMERICANA DE BEACH SOCCER*

Domingo (1º)

Brasil 7 x 4 Chile

Segunda-feira (2)

14h15min / 15h15min - Uruguai x Bolívia

15h30min / 16h30min - Argentina x Paraguai

Terça-feira (3)

13h / 14h - Paraguai x Uruguai

14h15min / 15h15min - Argentina x Chile

15h30min / 16h30min - Brasil x Bolívia

Quarta-feira (4)

13h / 14h - Paraguai x Chile

14h15min / 15h15min - Argentina x Bolívia

15h30min / 16h30min - Brasil x Uruguai

Quinta-feira (5)

13h / 14h - Chile x Bolívia

14h15min / 15h15min - Brasil x Paraguai

15h30min / 16h30min - Uruguai x Argentina

Sexta-feira (6)

13h / 14h - Paraguai x Bolívia

14h15min / 15h15min - Uruguai x Chile

15h30min / 16h30min - Brasil x Argentina

Sábado (7)

9h / 10h - Disputa de 5º lugar

10h15min / 11h15min - Disputa de 3º lugar

Domingo (8)

9h / 10h - Final

* horário local / horário de Brasília

A Copa Sul-Americana - Preparatório para a Copa do Mundo FIFA de Beach Soccer 2015 tem patrocínio de Chevrolet, Nike, Wizard, Kalunga, Maratá, Rexona, Caixa, Coca-Cola, Netshoes e Sesi. Cidade-Sede - Prefeitura de Recife. Apoios - TNT Mercúrio, Kaiser Radler, Health Planet, CONMEBOL e CBF (Brasil Beach Soccer). Parceiros de mídia - Rede Globo e SporTV. Realização: BSWW (Beach Soccer Worldwide) e Koch Tavares.