Surpresa italiana e uruguaio Cuevas decidem Brasil Open 2015 neste domingo
14/02/2015

Surpresa italiana e uruguaio Cuevas decidem Brasil Open 2015 neste domingo

São Paulo, 14 de fevereiro de 2015 – O Brasil Open 2015 já tem seus finalistas. O italiano Luca Vanni e o uruguaio Pablo Cuevas decidem o título da 15a. edição do ATP brasileiro, neste domingo, a partir das 16h, com transmissão ao vivo pelo Sportv e Bandsports. Abrindo a programação no Ginásio do Ibirapuera, às 14h, os colombianos Juan Sebastian Cabal e Robert Farah e fazem a final de duplas contra a parceria formada pelo italiano Paolo Lorenzi e o argentino Diego Schwartzman.

A melhor semana da carreira do italiano Luca Vanni poderá ser coroada com o título do Brasil Open 2015. Com tênis de alto escalão, o tenista de 29 anos derrotou , neste sábado, o brasileiro João ‘Feijão' Souza por 2 sets a 1, com parciais de 6/4 6/7(5) 6/4, em 2h56m, e avançou à final do torneio.

Após furar o qualifying e vencer sua primeira partida em chave principal de torneios ATP, Vanni ganhou confiança e embalou na competição.

"São os melhores dias da minha carreira de tenista. É um sonho para mim. Eu joguei com o coração. Acredito que depois da minha última cirurgia, em 2013, eu posso render mais. Dia após dia, pontos após pontos. Eu acredito em mim, posso melhorar bastante. Posso ir mais longe”, disse o italiano.

Sobre a batalha contra Feijão, Vanni fez sua análise e comentou o momento crucial em que desperdiçou match points no segundo set e viu a partida ir para a terceira parcial.

"Perdi o foco um pouco no segundo set, tentei colocar o primeiro serviço, mas não entrava. Mas eu lutei, lutei muito. Eu acreditei o tempo todo que poderia vencer o jogo e, finalmente, chegar na minha primeira final”, comentou.

Na decisão deste domingo contra Pablo Cuevas, Vanni espera um confronto complicado e afirma não ser o favorito. “Com certeza será um jogo bastante difícil. Eu não sou o favorito. Vou lutar. Essa é uma das minhas principais características. Vou lutar bastante”, finalizou.

Já Feijão reconheceu a bela atuação de Vanni e deu méritos total ao adversário. “É difícil jogar com um cara como ele (Vanni), que saca forte o tempo inteiro. Até o 5/4 do segundo set, não tive nenhum break point. Joguei pressionado o tempo inteiro. No 5/4, ele sentiu um pouco a pressão e consegui ganhar o set no sufoco. No terceiro, a única chance que tive foi no 4/3. Errei duas bolas no detalhe. Foi o momento chave do jogo. Ele voltou a jogar bem e não deu chances. Tenho que dar o mérito total para ele”,  analisou Feijão.

“No tênis é matar um leão por dia. Foi uma semana muito boa. Poderia ter sido melhor, mas também poderia ter sido bem pior. Estou confiante. Tenho mais um torneio em casa e tenho boas chances de avançar na chave”, acrescentou.

Sobre a torcida, o tenista paulista só agradeceu o apoio que recebeu durante a semana. “Sem palavras para a torcida. Mais um dia que eles me deram um apoio muito forte. Foi muito bom jogar aqui em São Paulo essa semana. Um ou outro torcedor se exalta, mas faz parte. Não tenho que falar da torcida, são só elogios”, finalizou.

Na outra semifinal, o uruguaio Pablo Cuevas, número 32 do mundo, esteve à frente em praticamente toda a partida contra o colombiano Santiago Giraldo e marcou 6/4 6/3, em 1h10. “Estou mais tranquilo em quadra, com mais experiência. Entendi um pouco melhor como lidar com as situações dentro de quadra e amadureci em todos os sentidos”, destacou o uruguaio.

Cuevas conquistou seus dois primeiros títulos em julho de 2014 e fará a terceira final da carreira. O tenista de 29 anos disputa o Brasil Open pela sexta vez e a campanha em São Paulo renderá ao menos cinco postos no ranking da ATP, alçando-o  à sua melhor posição. Além do troféu de campeão, o uruguaio busca neste domingo a 100ª vitória em nível ATP.

Mesmo com um currículo muito mais extenso do que Vanni, Cuevas mantém o foco em seu jogo para superar a surpresa italiana. “Pode ser que ele fique um pouco nervoso por jogar sua primeira final, mas talvez ele pode aproveitar e jogar tranquilo. Não vou pensar muito na situação dele, e sim na minha. Com mais ou menos experiência, estar em uma final é uma partida importante para qualquer jogador”.

Dupla colombiana tira Melo/Knowle e volta à final do Brasil Open

A dupla colombiana Juan Sebastian Cabal/Robert Farah está na decisão do Brasil Open pelo segundo ano consecutivo. Na noite deste sábado, os cabeças de chave 2 frustraram a torcida brasileira que apoiou o mineiro Marcelo Melo e o austríaco Julian Knowle no Ginásio do Ibirapuera, vencendo com parciais de 7/5 4/6 10/6, em 1h38.

Melo e Knowle tiveram quatro set points na primeira parcial, quando Farah sacou em 4/5 0-40, mas não aproveitaram. Em seguida, os colombianos quebraram o serviço do austríaco e fecharam o set em 47 minutos.

A dupla de Melo e Knowle saiu atrás na segunda parcial, conseguiu se recuperar e igualou o placar em uma grande devolução do brasileiro no serviço de Farah. Os mini breaks no set decisivo só vieram depois de oito pontos e os colombianos levaram a melhor com boas devoluções quando Knowle sacou em 5/6.

Apesar do revés na semifinal, Melo aprovou as atuações ao lado do austríaco em uma chave dura em São Paulo. “No match-tiebreak eles conseguiram fazer três boas devoluções na paralela, coisa que não vinham fazendo durante o jogo, e acabaram surpreendendo um pouco a gente. A semana foi boa, tivemos uma chave extremamente dura e conseguimos fazer  dois excelentes jogos. Hoje acho que foi questão de um ponto pra lá e outro pra cá, tivemos algumas chances, mas eles jogaram melhor”.

Cabal e Farah, números 20 e 22 no ranking de duplas da ATP, respectivamente, repetem a decisão do Brasil Open 2014, quando ficaram com o vice. A parceria que tem dois títulos no circuito disputará a oitava final, neste domingo, contra o italiano Paolo Lorenzi e o argentino Diego Schwartzman, que venceram os tchecos Frantisek Cermak e Jiri Vesely, 6/4 3/6 12-10.

BRASIL OPEN 2015

Quando: 9 a 15 de fevereiro

Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Ginásio do Ibirapuera)

Rua: Manoel da Nóbrega, 1.361 - Paraíso - São Paulo

Ingressos:

http://www.ingressorapido.com.br/eventos.aspx?genero=341 e

Site oficial e mídias sociais - Acompanhe todas as informações sobre o Brasil Open 2015 no site oficialwww.brasilopen.com.br e nas mídias sociais: Brasil Open (Facebook), @brasilopentenis (Twitter) e @kochtavares (Instagram).

Mais fotos disponívei: www.flickr.com/brasilopen

O Brasil Open 2015 tem o patrocínio de Gillette, Mapfre, Estácio, Comgás, Claro, Corona Extra, Correios e Governo Federal. Material Esportivo Oficial: Wilson. Transportadora Oficial: Azul. Carro oficial: Audi. Hotel Oficial: Renaissance São Paulo Hotel. Apoio: Shopping SP Market, NB Steak, Saccaro, by Kamy, Casillero del Diablo, Gatorade, Josephine Restaurante, AVSC Audiovisual para Eventos, Confederação Brasileira de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Parceiros de Mídia: Band, Bandsports, SporTV, Isto É, Elemídia e Rádio 89fm. Evento Oficial: Associação dos Tenistas Profissionais. Realização: Federação Paulista de Tênis. Promoção: Koch Tavares. Cidade-sede: Governo do Estado de São Paulo - Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.