Cervantes salva dois match points e é campeão invicto do ATP Challenger Tour Finals
29/11/2015

Cervantes salva dois match points e é campeão invicto do ATP Challenger Tour Finals

São Paulo, 29 de novembro de 2015 – Em uma final cheia de reviravoltas, o espanhol Iñigo Cervantes conquistou o título da quinta edição do ATP Challenger Tour Finals, neste domingo, no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. O jogador de 25 anos derrotou o compatriota Daniel Muñoz de la Nava com parciais de 6/2, 3/6 e 7/6(4), após salvar dois match points, em 2h10 de partida.

Cervantes é o primeiro campeão invicto da história do torneio e embolsou US$ 91.200 de premiação, além de 125 pontos no ranking mundial da ATP, deixando o espanhol perto do top 70. Este foi o quarto título dele em 2015, após os troféus em Ostrava (República Tcheca), Vicenza (Itália) e Marburg (Alemanha).

“Havíamos nos enfrentado há quatro dias. Acho que eu tinha um pouco mais de pressão porque havia vencido quatro jogos e ele dois, porque não precisou jogar a semifinal (Muñoz avançou por abandono do argentino Guido Pella). Fico muito feliz de ter vencido uma final tão importante e especial”, afirmou Cervantes.

O espanhol é apenas o terceiro jogador da história a vencer 50 jogos em uma temporada. Os outros foram o sérvio Boris Pashanski (51 em 2005) e o argentino Carlos Berlocq (57 vitórias em 2010). “Esses números dizem que foi um ano excelente para mim. Há dois anos eu estava numa cadeira de rodas sem poder jogar tênis e andar, por causa de duas operações no quadril. Agora estou com eu melhor ranking. Ano que vem quero objetivos ainda maiores e espero seguir melhorando”, comentou.

Após um primeiro set tranquilo, Cervantes viu Muñoz de la Nava melhorar bastante na partida e chegar a sacar para o título em 5/4 no terceiro set. Porém, o campeão salvou dois match points neste game e levou a melhor no tiebreak decisivo. “Tênis é muito difícil. No primeiro set parecia que seria um jogo fácil para mim, 6/2. Estava bem tranquilo e Daniel errando mais que o normal. No entanto, uma quebra no segundo set mudou o jogo e no terceiro set salvei match points, mas pude recuperar e ganhar este título, que significa muito para mim”, analisou.

O campeão revelou que passou por sua cabeça quando Muñoz esteve a um game do título. “Só pensava em obrigar Dani a ganhar o jogo. Todos ficamos nervosos nesses momentos, até Federer, Nadal e Djokovic”, disse Cervantes. O espanhol treina na comandada por Javier Ferrer, irmão do top 10 David Ferrer, em Javea.

Mesmo decepcionado com o resultado, Muñoz de la Nava reconheceu os méritos de seu compatriota. “Parabéns a Iñigo pela grande semana. É um grande companheiro de circuito e realmente teve um ano espetacular, muito sólido. Hoje foi uma final que poderia ter ido para qualquer lado, acabou sendo melhor para ele e foi merecido”, declarou o vice-campeão.

Campeões do ATP Challenger Tour Finals:

2011 – Cedrik Marcel Stebe (ALE)

2012 – Guido Pella (ARG)

2013 – Filippo Volandri (ITA)

2014 – Diego Schwartzman (ARG)

2015 – Iñigo Cervantes (ESP) - invicto

O ATP Challenger Tour Finals é uma realização da Associação dos Tenistas Profissionais, Federação Paulista de Tênis e Koch Tavares. Patrocínio principal - Vivo. Patrocínio - Correios, Governo Federal, Estácio, Stella Artois, by Kamy e Shopping SP Market. Marca Esportiva Oficial - Fila. Bola Oficial - Wilson. Carro Oficial - Kia. Hotel Oficial - Renaissance São Paulo Hotel. Apoio - Esporte Clube Pinheiros, Casillero del Diablo, Vento Haragano, Tirolez, Café Bom Dia, Saccaro, Nutty Bavarian, Gatorade, Sky Energia, Five - Transportes e Confederação Brasileira de Tênis. Parceiros de Mídia - Bandsports, Bandeirantes e Sportv.

Mais informações - www.challengerfinals.com.br / mídias sociais - Facebook - ATP Challenger Tour Finals / Twitter - @atpchfinals