Barcelona vence Vasco da Gama nos pênaltis e conquista título inédito do Mundialito de Clubes de Beach Soccer
13/12/2015

Barcelona vence Vasco da Gama nos pênaltis e conquista título inédito do Mundialito de Clubes de Beach Soccer

Rio de Janeiro (RJ), 13 de dezembro de 2015 - El Barça és el campió! A festa foi catalã nas areias da Barra da Tijuca. O Barcelona venceu o Vasco da Gama nos pênaltis por 3 a 2 (4 a 4 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação / Llorenç (2), Datinha e Bruno Xavier, para os espanhóis, Bokinha (2), Marcos e Catarino, para os brasileiros) diante de 2.500 pessoas, há pouco, na tarde deste domingo, dia 13, e conquistou o título invicto do IV Mundialito de Clubes de Beach Soccer, competição que foi disputada na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Esse foi o primeiro título dos espanhóis e o segundo de uma equipe estrangeira na história do torneio, empatando em 2 a 2 o confronto com os brasileiros (Lokomotiv Moscou foi campeão em 2012, Vasco da Gama e Corinthians venceram em 2011 e 2013, respectivamente). Depois dos títulos em 2009 e 2011 nos gramados, o Barcelona é campeão de novo. Só que agora nas areias.

- Tivemos calma e não desistimos, não nos entregamos. O Vasco abriu uma boa vantagem, mas tivemos tranquilidade e acreditamos até o fim, sabíamos da nossa capacidade e que podíamos buscar o placar. Entrega, comprometimento e união, essas são as palavras que definem essa conquista - afirmou o capixaba Bruno Xavier, primeiro jogador tricampeão do Mundialito (2015-2013-2011).

Na cerimônia de premiação, Ozu (Barcelona) recebeu o troféu de Melhor Jogador, Cesinha (Vasco da Gama) foi eleito o Melhor Goleiro e Rodrigo (Al Ahli) recebeu o prêmio de Artilheiro (10 gols). Ozu, ou Osmar, carioca naturalizado japonês, escolhido pela imprensa especializada o nome do torneio, dividiu a escolha com a equipe e comemorou ao lado da família e dos amigos.

- Essa premiação eu divido com o grupo todo, porque todos se sacrificaram por essa conquista. Tivemos pouco tempo para treinar, estou com uma costela machucada há dias, fiquei tratando direto com os médicos dia e noite, esse é um prêmio que eu recebo mas divido com todos. Fico ainda mais feliz de comemorar com meus familiares, meus amigos, aqui na minha cidade.

O Vasco começou melhor, sufocando o Barcelona, empurrado por sua torcida, que compareceu em excelente número. Bokinha e Rafinha levaram perigo ao gol de Dona, Bruno Xavier acertou a bicicleta assustando Cesinha, mas foi o Cruzmaltino quem saiu na frente. Cesinha chutou, Dona deu rebote e Bokinha, esperto, abriu o placar: 1 a 0, aos 11’3’’ do primeiro tempo.

Veio o segundo período e, mesmo com sol forte e muito calor, os cariocas imprimiram um ritmo forte e foram premiados pela objetividade. Catarino ampliou aos 34’7’’, após boa jogada de Igor (2 a 0), mas Datinha diminuiu em seguida na saída de bola: 2 a 1, aos 3’50’’. De falta, Marcos aumentou (4’32’’) e Bokinha marcou mais um para o Gigante da Colina: 4 a 1, aos 5’43’’. Llorenç, a 48 segundos do fim da etapa, deu esperanças aos catalães: 4 a 2.

Ao Barça não restava outra alternativa senão atacar. E encostou no placar com Llorenç (4 a 3), aos 1’06’’. Bruno Xavier incendiou a partida empatando, em cobrança de falta: 4 a 4, aos 2’25’’. Era outro jogo, menos de nove minutos para a decisão do título mundial. Por pouco, Rafinha não pôs o Vasco à frente, depois de bela tabela com Bokinha. Llorenç obrigou Cesinha a se esticar todo e segurar o empate. Prorrogação.

Tempo extra e, já demonstrando o cansaço de cinco jogos em cinco dias, catalães e vascaínos levavam perigo nas bolas paradas. Datinha teve a bola do título nos pés, mas a chance passou por cima do travessão de Cesinha a apenas 17 segundos do fim da prorrogação. Nas cobranças de pênaltis, Igor e Lucão fizeram pelo Vasco da Gama, Bokinha viu Jo defender seu chute, Ozu, Llorenç e Datinha marcaram e o troféu do Mundialito vai para a Catalunha.

Na disputa pelo terceiro lugar, o Al Ahli venceu o Fluminense nos pênaltis por 3 a 2 (4 a 4 no tempo normal e 0 a 0 na prorrogação / Rodrigo (3) e Haitham, para os emiráticos, Bryan, Fernando DDI, Filipi e Daniel, para os tricolores), completando o pódio da competição.

O IV Mundialito de Clubes de Beach Soccer tem o patrocínio principal de Itaú, com patrocínios de Dolly, Café Maratá, Piraquê, Kia Motors, BIC, Kalunga. Apoio - Itaipava, Ironage, TNT Mercúrio, Sky Energia e CBF Beach Soccer. Promoção - Koch Tavares e Beach Soccer Worldwide (BSWW). Realização - Associação Brasileira para a Criação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas Praticadas em Areia. Cidade-sede - Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Parceiros de mídia - TV Bandeirantes e SporTV.