Hipismo


Nas Olimpíadas

Nas Olimpíadas

Nos Jogos Olímpicos, o Hipismo é disputado em três modalidades:

Adestramento
Os conjuntos (cavaleiro e cavalo) devem realizar uma série de movimentos chamados de “figuras”, com diferentes graus de dificuldade. O objetivo é executá-las com a maior perfeição possível. Em seguida, os juízes atribuem notas nos quesitos disciplina, prontidão e elegância, exigindo perfeita sintonia do conjunto.

Saltos
Nos saltos, o cavaleiro e seu cavalo devem transpor, em sua totalidade, de 10 a 15 obstáculos ordenados em uma pista que mede entre 700 e 900 metros. A altura dos obstáculos varia de 0,40m a 1,65m, dependendo da categoria. Para a chamada Equitação Fundamental, a altura dos obstáculos vai de 0,40m a 0,90m. O vencedor é o cavaleiro que tem o menor número de faltas e termina o percurso no menor tempo.

Concurso Completo de Equitação (ou CCE)
O CCE é uma espécie de triatlo equestre, reunindo provas de adestramento, salto e cross-country, e pode ser disputado em dois formatos: um dia (ODE) e três dias (3DE), não sendo permitido trocar de cavalo uma vez que se tenha começado. Trata-se de uma prova completa, na qual o conjunto deve mostrar habilidade em diversas situações.